sábado, 2 de maio de 2015

O churrasco do meu pai.

    Ontem foi dia de churrasco na  laje do João Valério.  Chegamos na quarta feira de carro, direto de  Brasília.   Ele acordou cedo, foi até a padaria, comprou muitos pães,  e foi para a churrasqueira. Colocou o carvão e usou um pão velho embebido de álcool como acendedor. Enquanto lentamente o carvão pegava fogo, ele foi preparar a carne, pois no almoço tudo deveria estar pronto. Minha Mae subiu para a cozinha e começou a fazer o café. Acordamos com aquele cheirinho de café e pão quente, que atraiam todos para o terraço. Um a um formos acordando e subindo para o café. A Alana havia chegado na noite anterior, vindo de ônibus de Simonésia. A Iris também, vindo de Vitoria.
    Apos o café, a Rosana chegou com  Iara e Yasmin. A festa estava formada. As meninas ajudavam a mãe na cozinha  preparando o almoço, enquanto o Pai corria atrás do João ameaçando-o a arrancar o seu piruzinho, enquanto a Julia tentava defender o irmão, mas soltando altas gargalhadas. Era uma relação especial, com seu único neto. Mas o xodó com suas princesas era muito grande também. Afinal eram 7. Logo chega o Emiliano com a Emily, vindo de Santa Catarina. O Barulho era infernal, gritos e mais gritos, musica alta e um sorriso  na boca daquele senhor de  poucos cabelos e grisalhos que saiu da roça de manhumirim para vencer na cidade grande. Uma família grande e muitos netos, era o seu sonho, 4 filhos e 8 netos. Filhos que tinha orgulho de carregar o seu Valério no nome. Pouco antes do almoço o Flavio, chega com a Karoline, havia se atrasado um pouco no transito.
    A grande mesa, que até jogávamos ping pong, foi arrumada e colocada sob ela a comida, e os pedaços de carne, já preparados pelo pai.
Animação geral, crianças gritando, disputando carne e refrigerante, sob o olhar da Avó. Enquanto  ele apenas  sorria.
    No final da tarde, começaram as despedidas. Meu pai abraçou a todos, tiramos uma foto e a emoção e saudades apertou todos os corações. Ele olhou para o Flavio, como quem oferece uma carona. E logo depois  foram caminhando juntos e ainda olharam para atrás para um ultimo tchau, antes de desaparecerem no horizonte. Todos acenaram e rogaram suas preces.
Assim terminou  mais um churrasco do João Valério, também conhecido como Brizola.
    Sei que estaremos todos juntos um dia, mas não agora. Até lá ficam o amor e saudade dominando nossos corações.

    Feliz Aniversario meu Pai, meu amigo, meu herói.

2 comentários:

Alana Valerio disse...

Nuuu, que pena que eles não estão mais entre nós agora. Mas me imaginei muito nessa cena de família! Muito! Parece tão real. ..

Alexander Valerio disse...

Para mim também. Era com seu eu tivesse descrevendo em não escrevendo.bjs