domingo, 23 de setembro de 2007

Primavera



Hoje, o dia e a noite tem exatamente a mesma duração. Esse evento natural nós chamamos de equinócio, ou melhor equinócio da primavera.
Essa data marca o equilíbrio do mundo onde as forças do inverno e do verão se equivalem. A partir de hoje teremos os dias mais longos até o solstício de verão onde o dia terá o seu ápice.
Estamos enfim na primavera, onde a natureza se renova e podemos contemplar sua transformação. Onde a Deusa Ostara, ou Demeter.... vem trazer fecundidade às nossas vidas, nos mostrando que a renovação deve ser realizada. Deixamos o velho para que o novo possa entrar. Há algumas tradições que dizem que o Mestre Jesus não nasceu num solstício e sim num equinócio. Exatamente o da primavera, onde essas tradições celebram o ano novo.
O equilíbrio é sempre a melhor forma de conduzirmos nossas vidas. E é exatamente o que nos mostra os equinócios.
Esse ano no planalto central, a natureza foi dura com seus habitantes. Uma seca que dura quase 4 meses, deixa toda a paisagem seca e cinza. Nada mais resta das vigorosas arvores verdes, do manto verde que existe no cerrado. Tudo é poeira e desolação.
Andando no parque o Andarilho percebe um colorido diferente no chão. Um grande tapete amarelo, se formava em todo de uma grande arvore. E as arvores do lado também correspondiam. O que antes era cinza, agora emerge do milagre da vida, cores vivas e apaixonantes.
Um olhar mais atento ele percebe dois pássaros, os quais nunca tinha visto antes, desfilando na grama seca, mas já compondo uma paisagem de retorno a vida.
Uma emoção tomou conta de seu coração, sentou-se na grama e observando os pássaros agradeceu a Grande Mãe, por tão bela lição de vida. A energia dela fluía pelas suas mãos aterradas.
Abençoado seja esse dia, abençoada seja a Natureza.
Por mais que tudo na sua vida pareça acabado, seco, sem vida, lembre-se : Sempre há tempo para renovar, para recomeçar. Então o que estamos esperando ? Façamos da primavera, o começo do Verão de nossas vidas.

Nenhum comentário: