domingo, 5 de julho de 2015

Um pouco de política

Um pouco de politica

Nos anos oitenta, sonhávamos com a democracia e um povo politizado. Não havia muita liberdade, mas as bandas de rock politizadas faziam sucessos entre a juventude. Essa consciência embrionária mais a acessão  de políticos nacionalistas e o desgaste do militarismo, nos levaram a tão sonhada democracia, depois de mais de vinte anos de repressão militar.
E o que vemos hoje ?  A população trata as eleições como se fosse uma partida de futebol. Temos uma presidente eleita, pela maioria, que não  é respeitada por aqueles que votaram no outro candidato. O povo não entendeu o que é democracia. Simplesmente estão torcendo para o time perdedor. Sim, gostando ou não a presidente representa a todos brasileiros. Seus atos afetam a todos, para o bem e para o mal. Porém o clima de  torcida adversaria ainda impera. A derrocada do governo é a derrocada de todos. Ainda tem gente esperando um terceiro turno. Precisamos avançar, como ?
Temos que voltar a nossa velha aula de educação moral e cívica, para entender o que acontece na esfera governante. Poderes Executivos, Legislativo e Judiciário, regidos pela constituição. Devem ser harmônicos e controlar um ao outro. E nessa estrutura o que temos ?
Nosso congresso faz o que bem quer e entende. Enquanto a população se dividia entre coxinhas e ptralhas, não perceberam que deixaram as portas da casa do povo (congresso) ser arrombada pelos piores deputados e senadores que já vi até então. Esse senhores hoje fazem o executivo de refém, colocam cabresto no judiciário  e ferram com os brasileiros que ainda estão discutindo o terceiro turno presidencial. Estimulam o ódio de partidos para no calar da noite da ignorância dos brasileiros, eles possam passar, em votações questionáveis, as maiores atrocidades contra o povo.
Citando alguns, demoraram meses para aprovar o orçamento da união, obrigando  o executivo atrasar o pagamento de obras, gerando demissões e aumentando o caos na sociedade.  A culpa caiu no executivo, que ainda precisava cortar ainda as contas publicas. E quando a situação estava insustentável, o Olimpo nacional aparece com o orçamento aprovado, acrescido de um aumento de três vezes nas verbas parlamentares, mais um parlashopping e algumas outas cositas.  A presidente se viu obrigada a aceitar, ou não veria o orçamento tão cedo.  Mergulhando as contas do pais no caos. Esses caras são brasileiros ?
Nas ultimas semanas  vimos que o jogo no congresso só acaba quando o presidente da casa ganha. Uma vergonha. Lembrando que ele não  é o único culpado, pois não vota sozinho.
Ah onde estão os 39 deputados citados na lava jato? no mínimo blindados.
Entre  um impeachment e uma dissolução do congresso, fico com o segundo.  O presidente é eleito democraticamente , o congresso nem tanto, com essa obscura estrutura de votos por legenda. Sistema que, por sinal, não fizeram o mínimo esforço para alterar,  chamando o circo armado no congresso de reforma política.
Precisamos deixar de ficar pensando na prorrogação das eleições presidenciais e focar no que temos, um congresso dançando o tchá tchá tchá em nossas cabeças, enquanto revoltados on ou  off line, desviam a  atenção para o outro lado da equação.
Nessa  partida, somos todos do mesmo time. Brasil !

Nenhum comentário: