quarta-feira, 31 de outubro de 2007

O dia das Bruxas



Tão criticado, tão comemorado. Vemos grupos radicais defendendo a cultura brasileira, dizendo que hoje deveria ou é o dia do saci.
Todo radicalismo é insensato, pois dentro de visões cegas, esquecem que o todo tem que ser analisado.
O dia das bruxas, popularizado como o Halloween é uma festa originada nos antigos cultos pagãos chamado de Samhain.
Esse antigo festival, comemorado pelos povos do hemisfério norte, marcava o auge do outono, época que o sol "sumia" do mundo, dando a vez ao rigoroso inverno. O sol só voltaria ao mundo em Yule, por volta do dia 21 de dezembro.
Samhain marca a ida do Deus sol para o submundo, o mundo dos mortos. Por essa razao o festival também é conhecido como Festival dos Mortos. Segundo o paganismo é a época do ano em que os véus, que separam os mundos dos mortos e dos vivos, ficam mais tênues tornando possível uma melhor comunicação entre os dois mundos.
Essa data também marcava o ano novo celta.
Com o advento do cristianismo, os antigos festivais foram deturpados e cristianizados. Yule virou Natal e os três dias de Samhain viraram véspera de todos os santos (Hallwo's eve, depois Halloween), Dia de Todos os Santos e Finados. Na verdade não perdeu muito a essência, pois continuamos com o culto aos mortos.
Então o Halloween é um resquício de uma cultura pagã, existente ainda hoje. O Samhain é comemorado por muitos pagãos no mundo e inclusive no Brasil. É um festival de cunho mundial. Podemos até afirmar que o Halloween é uma "deturpação" do Samhain. E mais o Samhain é o auge do outono e estamos, no hemisfério sul, na alta primavera. O que temos aqui é um Halloween fora de época.
Temos que valorizar nossa cultura evitando cair no radicalismo que é o a porta de entrada para a intolerância.
Salve o saci e as bruxas. Você pode não acreditar nas bruxas, mas que elas existem não há menor dúvida. Feliz Samhain para os que sao de Samhain, Feliz Beltane para os que são de Beltane.

Nenhum comentário: